A dor na coluna é algo comum no percurso de vida das pessoas, sabe-se que pelo menos um episódio de dor na coluna ocorrerá em cada pessoa neste globo durante a vida.
A coluna é um complexo orgânico formado por 33 ossos (chamados vértebras), músculos paravertebrais e profundos, ligamentos, e a medula vertebral que se estende desde as bases do cérebro e cerebelo e se divide em nervos que chegam até músculos e órgão do corpo comandando os movimentos propiciando a cada ser humano autonomia, independência e uma infinidade de habilidades e capacidades.
Este complexo e maravilhoso órgão do corpo humano ao longo da vida está exposto a uma infinidade de lesões com posturas erradas, atividades que impõem esforços repetitivos, traumas e ao envelhecimento que danificam sua estrutura e funcionamento. Quem já não ouviu falar de lombalgia, dor no pescoço, hérnia de disco, escoliose, etc....são termos tão familiares que já se tornaram corriqueiros nas rodas de conversa no trabalho e até em bares durante o happy hour.
Bem, mas o que fazer para tratar a dor na coluna? A melhor resposta é a Fisioterapia. Desde o Antigo Egito 3.000 a.c os egípcios tratavam as dores da coluna com manipulações vertebrais e até choque de peixes elétricos. Por isso, podemos até afirmar que a Fisioterapia nascera realmente antes da Medicina, porque somente alguns séculos depois os egípcios começaram a usar chás e até estrume de vacas em suas formulações com indicação de alguns tratamentos.
A Osteopatia ou tratamento por manipulações vertebrais e articulares é uma especialidade da fisioterapia que estuda as disfunções nas estruturas do corpo, músculos, tendões, ossos e nervos em busca do reequilíbrio e a recuperação de uma boa função. O Osteopata é aquele que trata com as mãos, direciona o corpo para a harmonia e alívio de dores sejam elas estruturais relativo à ossos músculos, nervos e tendões, ou visceral relativo a identificação e correção da função das vísceras (órgãos internos) como o fígado, pâncreas e rins.
Grandemente disseminada por todos os continentes, a Osteopatia é considerada um dos mais importantes tratamentos da coluna e da dor, massagens miofasciais e manipulações são aplicadas sobre o corpo em uma sessão com duração de 40 a 60 minutos. E depois de alguns trusts (estalidos) o paciente sempre refere: "doutor como melhorei da dor", ou simplesmente, "estou novinho em folha, sem dor alguma".
Apesar deste artigo ser direcionado ao tratamento da coluna é bom complementar que a Osteopatia trata também bursite, tendinites, capsulite adesiva, cefaleias, etc.
Apesar deste artigo ser direcionado ao tratamento da coluna é bom complementar que a Osteopatia trata também bursite, tendinites, capsulite adesiva, cefaleias, etc.
Não perca tempo, marque sua consulta como Dr. Gilmar Barros e tenha uma vida com mais saúde, ânimo e sem dor.
Contatos (88) 9.9741-0222 / 3412-2949
Contatos (88) 9.9741-0222 / 3412-2949