Postagens mais visitadas

terça-feira, 30 de maio de 2017

Tratamento da Coluna Vertebral

A dor na coluna é algo comum no percurso de vida das pessoas, sabe-se que pelo menos um episódio de dor na coluna ocorrerá em cada pessoa neste globo durante a vida.
A coluna é um complexo orgânico formado por 33 ossos (chamados vértebras), músculos paravertebrais e profundos, ligamentos, e a medula vertebral que se estende desde as bases do cérebro e cerebelo e se divide em nervos que chegam até músculos e órgão do corpo comandando os movimentos propiciando a cada ser humano autonomia, independência e uma infinidade de habilidades e capacidades.
Este complexo e maravilhoso órgão do corpo humano ao longo da vida  está exposto a uma infinidade de lesões com posturas erradas, atividades que impõem esforços repetitivos, traumas e ao envelhecimento que danificam sua estrutura e funcionamento. Quem já não ouviu falar de lombalgia, dor no pescoço, hérnia de disco, escoliose, etc....são termos tão familiares que já se tornaram corriqueiros nas rodas de conversa no trabalho e até em bares durante o happy hour.
Bem, mas o que fazer para tratar a dor na coluna? A melhor resposta é a Fisioterapia. Desde o Antigo Egito 3.000 a.c os egípcios tratavam as dores da coluna com manipulações vertebrais e até choque de peixes elétricos. Por isso, podemos até afirmar que a Fisioterapia nascera realmente antes da Medicina, porque somente alguns séculos depois os egípcios começaram a usar chás e até estrume de vacas em suas formulações com indicação de alguns tratamentos. 
A Osteopatia ou tratamento por manipulações vertebrais e articulares é uma especialidade da fisioterapia que estuda as disfunções nas estruturas do corpo, músculos, tendões, ossos e nervos em busca do reequilíbrio e a recuperação de uma boa função. O Osteopata é aquele que trata com as mãos, direciona o corpo para a harmonia e alívio de dores sejam elas estruturais relativo à ossos músculos, nervos e tendões, ou visceral relativo a identificação e correção da função das vísceras (órgãos internos) como o fígado, pâncreas e rins. 
Grandemente disseminada por todos os continentes, a Osteopatia é considerada um dos mais importantes tratamentos da coluna e da dor, massagens miofasciais e manipulações são aplicadas sobre o corpo em uma sessão com duração de 40 a 60 minutos. E depois de alguns trusts (estalidos) o paciente sempre refere: "doutor como melhorei da dor", ou simplesmente, "estou novinho em folha, sem dor alguma".
Apesar deste artigo ser direcionado ao tratamento da coluna é bom complementar que a Osteopatia trata também bursite, tendinites, capsulite adesiva, cefaleias, etc. 
Não perca tempo, marque sua consulta como Dr. Gilmar Barros e tenha uma vida com mais saúde, ânimo e sem dor.
Contatos (88) 9.9741-0222 / 3412-2949

quarta-feira, 24 de maio de 2017

O que é Agulhamento Seco ou DRY NEEDLING?
O Dry Needling é um excelente recurso na diminuição e até mesmo na cura de dores musculares, podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada e única, O Dry Needling é definido internacionalmente como Terapia Manipulativa ou Manual Intramuscular.  É uma técnica bastante comum na Fisioterapia Manipulativa Ortopédica, que foi desenvolvida por Janet Travel, que realizou seus primeiros ensaios clínicos  no tratamento de pontos gatilhos, manipulando nodos musculares em áreas tensas, com agulhas hipodérmicas sem nenhuma relação com a acupuntura, sendo  primeiramente estabeleceu o termo Dry Needling ou agulhamento seco. 


INDICAÇÕES
Uma variedade de problemas músculo-esqueléticos, incluindo, mas não limitados a: lesões crônicas/agudas, dores de cabeça, pescoço, dores na coluna, tendinites, espasmos musculares, “dor ciática”, dor no quadril, joelho, tensões musculares, fibromialgia, cotovelo de Golfista , lesões por overuse, etc . Há poucos efeitos colaterais, e podem variar entre os indivíduos. Normalmente, apenas leve dor muscular ou hematoma na pele.


Como é o TRATAMENTO?
Dry Needling envolve a inserção de uma agulha para estimular o processo de cicatrização de tecidos moles (“Trigger points” musculares, fáscias, tendões e ligamentos, etc), resultando em alívio da dor e restauração da fisiologia saudável. O paciente também pode sentir uma reprodução de “sua” dor, que é um indicador de diagnóstico útil para o terapeuta diagnosticar a causa dos sintomas dos pacientes.



Um trigger point miofascial é um ponto com hiperirritabilidade e hiperatividade no músculo esquelético que está associado com um nódulo palpável hipersensível. Esta área se torna dolorosa no local e também pode “irradiar” em padrões previsíveis, o que leva a dor crônica, quadros de síndrome fibromiálgica ou miofascial. Por isso, ao interromper o mecanismo causal da dor, o Dry Needling tem resultados muito satisfatórios no controle e tratamento desta e na melhoria da qualidade de vida de pacientes com dor. 

Não perca tempo, se você tem dor, experimente o Dry Needling. na Clínica Dr. Gilmar Barros utilizamos essa técnica durante os tratamentos de Osteopatia e Terapia Manual. Marque sua consulta hoje mesmo e tenha uma vida sem dor. 



DR. GILMAR BARROS
FISIOTERAPEUTA
Certificado em Osteopatia – EBOM
Título de Especialista em Fisioterapia em Traumatologia e Ortopedia Funcional ABRAFITO-COFFITO
CREFITO 29.138-F

(88)3412-2949 / 9.9741-0222

terça-feira, 23 de maio de 2017

Governo Temer consegue aprovar MP do FGTS com rendimento maior para os trabalhadores.

O Governo Temer conseguiu a primeira vitória após a crise com a JBS. A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça em votação simbólica (sem contagem de votos, por bloco de partidos) o texto base da MP que libera o saque das contas inativas do FGTS. Os partidos ditos trabalhistas, PT, PC do B, PDT, PSOL e REDE tentaram sem êxito obstruir a pauta e votaram contra o trabalhador.
A medida provisória aprovada nesta terça também garante um rendimento maior daqui para frente para os saldos depositados no FGTS.Todo mês, as empresas depositam no Fundo de Garantia o equivalente a 8% do salário de cada empregado.Uma parte desse dinheiro é usada pelo FGTS para fazer aplicações financeiras e empréstimos para casa própria, o que leva ao ganho de juros. É desse rendimento que cada trabalhador vai ter direito a uma fatia, a partir de 2017: 50% do que o FGTS render vão ser distribuídos proporcionalmente.Até então, os recursos dos trabalhadores depositados no FGTS eram remunerados em 3% ao ano, mais a variação da Taxa Referencial (TR).
Com a distribuição de metade do lucro anual do FGTS aos trabalhadores, a estimativa do governo é que a remuneração anual fique em cerca de 5% a 6% ao ano, mais a variação da TR – valor próximo ao registrado pela poupança. O governo diz que esse novo rendimento vai ser depositado nas contas automaticamente.
O senado tem até 1º de junho para votar a MP e garantir o saque dos trabalhadores a partir de junho vindouro, sem a aprovação do Senado e a Sanção do Presidente Temer a MP perde a validade e os trabalhadores ficam impedidos de realizar os saques.
Fique de olho querem tirar seu direito ao saque do FGTS. Proteste e diga não a armação desses partidos.

Dr. Gilmar Barros

domingo, 21 de maio de 2017

Acupuntura Médica

Acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal para tratar doenças e promover a saúde, é uma forma de tratamento milenar, baseada na Medicina Tradicional Chinesa, utilizada para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças há mais de 2000 anos. O termo Acupuntura Médica é utilizado para a prática da acupuntura realizada por médicos que possuem especialização em acupuntura. O médico especialista em acupuntura aborda, portanto, de modo integrativo os conceitos médicos desenvolvidos pelo Ocidente e Oriente, sempre buscando o melhor tratamento.
   Para tanto são levados em consideração, além dos métodos diagnósticos e de tratamento específicos da MTC, todos os recursos médicos ocidentais que forem necessários para o diagnóstico, análise e tratamento de cada caso. A proposta da Acupuntura Médica é oferecer um tratamento eficiente e atualizado, e contribuir para o extenso arsenal médico que possui a medicina ocidental.
   Pesquisas recentes com o uso de ressonância nuclear magnética funcional mostram que a acupuntura pode ter ação no sistema nervoso central, com a ativação de áreas específicas cerebrais que atuam no controle e regulação da dor e outros sintomas. Outras pesquisas mostram que a acupuntura também age localmente e difusamente com a liberação de hormônios e neurotransmissores, como a serotonina, endorfina, auxiliando no alívio e tratamento dos sintomas.
   No Brasil a Acupuntura é uma especialidade médica regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina desde 1996. Os médicos especializados na área cumprem um extenso programa de Educação Médica em Acupuntura, e são submetidos a uma validação de Título de Especialista em Acupuntura (TEA), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Colégio Médico de Acupuntura (CMA).

Indicações Terapêuticas

   Existem indicações precisas para Acupuntura, assim como uma série de situações em que sua aplicação é ineficaz ou até mesmo contra indicada. As principais indicações baseado em um correto diagnóstico médico ocidental.
  • Bem estar geral: relaxamento, em casos de estresse crônico e fadiga física e mental.
  • Músculo-esqueléticas: Cervicalgia, dorsalgia, lombalgia, hérnia de disco vertebral, tendinites, tenossinovites, dor de origem miofascial, fibromialgia, dor e lesão muscular, dor e lesão ligamentar, dor articular, lesões da prática esportiva, coadjuvante no processo de reabilitação do pós-operatório de lesões ortopédicas e reumatológicas, e outros.
  • Cardiovasculares: pressão alta de origem emocional e angina.
  • Pulmonares: tosse, asma, bronquite, enfisema.
  • Gastrintestinais: gastrite, diarréia, constipação crônica.
  • Neurológicas: cefaléia decorrente de tensão emocional ou muscular, enxaqueca, insônia, coadjuvante no processo de reabilitação de Acidente Vascular cerebral, paralisia facial, e dores de etiologia neuropática.
  • Psiquiátricas: dependência de fumo, álcool e outras drogas, compulsão alimentar, insônia, ansiedade, síndrome do pânico, depressão.
  • Geniturinárias: cistite crônica, aumento benigno da próstata, incontinência urinária.
  • Ginecológicas: tensão pré-menstrual, sintomas da menopausa, cólicas menstruais, lombalgia na gravidez, ovário policístico funcional, displasia mamária, auxiliar no tratamento de algumas causas de infertilidade, e pós procedimentos de fertilização in vitro.
  • Otorrinolaringológicas: rinite, sinusite, faringite.
  • Inflamações e dores (agudas e crônicas) em geral.

Contra-indicação:
   Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele.Em relação à gestante  ainda se trata de assunto polêmico, eu particularmente prefiro não fazer.
   A acupuntura é uma técnica invasiva que exige conhecimentos médicos sobre antissepsia, anatomia e fisiologia humanas, fundamentais para evitar acidentes e complicações que eventualmente possam ocorrer, e também é importante ter conhecimento para reverter possíveis complicações, tais como inoculação de microorganismos no corpo humano ou dano a alguma estrutura nobre, como fígado, rim ou pulmão, com seqüelas imprevisíveis. Mas esse tipo de risco é extremamente baixo.
      DR.ROBSON ALVES DO NASCIMENTO  CREMEC:11371/ RQE:6624
       - MÉDICO ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
        - MEMBRO TITULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
        - MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA ESTUDO DA DOR
        - ESPECIALIZAÇÃO EM ACUPUNTURA MÉDICA PELO INSTITUTO MÉDICO BRASILEIRO DE ACUPUNTURA -IMBA
        - ESPECIALIZANDO-SE EM DOR PELO INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE
        
     MARQUE CONSULTA PELO NÚMERO: (88) 3412-2949 / 9.9746-5555

     CLÍNICA DR.GILMAR BARROS QUIXADÁ-CE

terça-feira, 16 de maio de 2017

VOCÊ SABE O QUE É CONTROLOGIA? E O QUE ELA PODE FAZER POR SUA SAÚDE?

Você sabe o que é CONTROLOGIA?
Contrologia foi o nome dado por Joseph Pilates ao método criado por ele para exercitar e tratar o ser humano. Hoje conhecido com Método Pilates, a Contrologia, tem como princípios básicos o controle consciente da respiração, o alinhamento postural, a concentração e a controle motor, que resulta em maior resistência física e equilíbrio mental.
Para Joseph Pilates os músculos devem ser fortes e flexíveis para ser bonitos e saudáveis. O Pilates fortalece músculos fracos, alonga músculos encurtados, aumenta a mobilidade articular e favorece o alinhamento corporal.
O Alinhamento Corporal é importante em cada exercício porque favorece a melhora da postura global do indivíduo. Os exercícios podem se utilizar de aparelhos onde a resistência é dada por molas de resistências variadas que evoluem com o exercício e prática cotidiana (PILATES COM APARELHOS) ou solo com o uso ou não de bolas (PILATES SOLO).
No Pilates com Aparelhos a utilização de circuitos fechados e uso de molas, os exercícios são geralmente exercícios em Cadeia Fechada, que fortalecem os tendões e as articulações melhorando ainda a lubrificação destes.
No Pilates Solo e Bolas são realizados exercícios em Cadeia Aberta que favorecem principalmente o alongamento e o equilíbrio do corpo.
Mas quem pode fazer Pilates? todas as pessoas podem e devem praticar Pilates, pois os benefícios são inúmeros, em uma descrição rápida temos: aumento de força muscular, definição do abdome e músculos de coxas e pernas, alinhamento da postura corporal, melhoria da respiração, aumento do equilíbrio e da coordenação motora, harmonização da mente e redução do estresse, lubrificação das articulações e fortalecimento de ossos, músculos os quais sofrem drástica redução com a idade. Em nosso serviço na Clínica Dr. Gilmar Barros temos também observado, o aumento da estima, a melhoria da percepção de saúde e qualidade de vida, e a redução de níveis glicêmicos e da pressão arterial.
Na Clínica desenvolvemos o que chamamos de ISOPILATES, ao que já era bom acrescentamos novas abordagens como as Técnicas de Reeducação Postural como o Método Mézières e as escolas baseadas nesse método conhecidas como RPG de Phelippe Souchard, Cadeias de Leopold Busqué e Iso Stretshing dos Professor es Bernard e Rose Redondo.
Então, depois de saber tudo isso, o que você está esperando para começar a praticar nosso Pilates, o ISOPILATES.

Dr. Gilmar Barros
Fisioterapeuta
Criador do Método ISOPILATES
Especialista em fisiologia e Biomecânica Humana
Especialista em Fisioterapia em Coluna Vertebral
Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica

sábado, 13 de maio de 2017

Com quem devo tratar minha dor

É muito comum alguns pacientes chegarem ao meu consultório já dizendo que têm DUAS, TRÊS OU MAIS hérnias de disco e trazendo consigo uma pilha de ressonâncias magnéticas de toda a coluna vertebral e que, muitas vezes, não justificam suas dores !
Então...eu pergunto primeiro: O que você sente ? O que te trouxe ao meu consultório ? Como eu posso te ajudar ? 
Daí, o paciente, por sua vez, começa a relatar que no momento está com dor leve, mas sentiu uma forte dor na coluna há 06 meses quando foi apanhar algo no solo e sentiu uma "travada" na coluna. A dor foi intensa, ele ficou desesperado e foi direto para um hospital de emergência. Recebeu um analgésico na veia e fez uma ressonância de urgência. Poucos dias depois a dor aliviou. O resultado da ressonância revelou TRÊS protrusões discais na região lombar. Mostrou a ressonância a vários especialistas que lhe indicaram cirurgia. Como a dor havia aliviado, optou por não fazer a cirurgia. Evoluiu com crises recorrentes de dor geralmente relacionada a esforços físicos. Ouviu falar que existem médicos especialistas em dor e resolveu procurar. 
Essa é uma rotina quase diária no meu consultório. Pacientes com dores na coluna que "não são explicadas por completo pelas alterações encontradas nos exames de imagem".
Segundo pesquisas feitas em grandes centros dos Estados Unidos, a maioria das dores lombares persistentes não têm nenhuma causa reconhecível em estudos de imagem e é geralmente atribuída à tensão muscular ou lesões ligamentares (65% - 70%).
A maioria dos estados dolorosos incluem alguns tipos de dores provenientes de estruturas que compõem a coluna vertebral e da musculatura paravertebral e não é fácil na prática clínica identificar as estruturas exatas geradoras de dor. A causa das dores crônicas recorrentes na coluna podem não estar exatamente nestas estruturas que são analisadas nos exames de imagens. Podem estar nos músculos e seus envoltórios (fascias) cujas alterações não aparecem nos exames de imagem. Chamamos a isto de SÍNDROME DOLOROSA MIOFASCIAL. Esse tipo de dor ocorre em uma grande parcela da população, principalmente mulheres e atinge pessoas da faixa etária dos 20 aos 49 anos, inativas e sedentárias. É raro em crianças e adolescentes.
Essa síndrome é caracterizada pela presença de PONTOS GATILHOS  que são foco de irritabilidade em um músculo facilmente detectávelpela palpação onde se detecta um nódulo causado por uma banda muscular tensa.  Pode acometer qualquer músculo do nosso corpo e podem persistir por meses ou vários anos até o paciente receber o tratamento adequado.
Esta síndrome dolorosa pode causar: dor de cabeça, dor no pescoço, dor na mandíbula, dor lombar, dor pélvica e dores nos braços e pernas.


  
Síndrome miofascial do músculo glúteo mínimoSíndrome miofascial do músculo piriforme

Muitas vezes um músculo acometido com ponto-gatilho  miofascial pode "simular" uma dor decorrente de hérnia de disco, como por exemplo , quando o músculo glúteo mínimo ou o músculo piriforme estão com pontos-gatilhos. 
Como diagnosticar ?

O diagnóstico baseia-se na identificação do ponto-gatilho ou doloroso numa banda de tensão muscular e na reprodução da dor durante o exame clínico. 
Parece um diagnóstico fácil , mas não é. O médico precisa ter um vasto conhecimento sobre outras doenças que podem se apresentar com dores semelhantes, precisa saber exame neurológico, precisa ter bons conhecimentos de exames de imagem para poder excluir outras fontes de dor e direcionar o tratamento para a causa desta dor e, desse modo, poder, tratar o paciente por completo.

Como tratar ?

Existem diferentes abordagens que podem ser feitas para tratar os pacientes com Síndrome Dolorosa Miofascial, sempre dentro de uma visão holística e multidisciplinar. O objetivo principal é promover o alívio imediato da dor de forma a permitir que o paciente inicie um tratamento Fisioterápico. Este tratamento é o que lhe trará resultados mais duradouro
Quando não respondem ao tratamento medicamentoso e Fisioterápico, resta fazer "desativação" dos PGs através do bloqueio de nervos periféricos (ou de pontos-gatilhos) visando interromper o círculo vicioso dor-espasmo-dor.Existem diversas formas para atingir este objetivo que vão desde agulhamento seco (utilizando agulhas de acupuntura), passando por bloqueios anestésicos e, em alguns, casos podem necessitar de procedimentos neurocirúrgicos.

Com quem tratar ?

Dor é uma área de atuação de oito especialidades médicas: Neurocirurgia, Neurologia, Anestesiologia, Fisiatria, Acupuntura, Ortopedia, Clínica Médica e Reumatologia. Geralmente se faz um curso de pós-graduação (após a residência médica) com duração mínima de um ano e só depois podem fazer a prova de Título de Especialista em Dor da Associação Médica Brasileira.

Currículo Dr. Nêuton Magalhães
Dr. Nêuton Magalhães é Neurocirurgião Funcional. Fez treinamento ( durante 03 anos(após a residência de Neurocirurgiaem tratamento neurocirúrgico da dor e doença de Parkinson no Grupo de Dor USP. Tem Doutorado no Departamento de Neurologia da USP, na área de dor lombar.
Contatos e marcação de consultas : 
Clínica Dr. Gilmar Barros 
Rua José de Queiroz Pessoa - 2547 - Planalto Universitário 
Quixadá- CÊ - Beasil 
(88) 3412-2949 /  9.9746-5555
barrosfisioterapia@msn.com 

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Nova descoberta para a cura da AIDS

Um estudo publicado na Scientific Report, desenvolvido pela Temple University, Filadélfia, EUA,  realizado pelos cientistas da Lewis Katz School of Medicine (LKSOM, que faz parte da Instituição) em parceria com a Universidade de Pittsburgh, conseguiu eliminar totalmente o vírus de camundongos que haviam recebido células humanas infectadas com HIV. 
A equipe coordenada por Wenhui Hu, MD, PhD e atualmente professor associado no Centro de Pesquisa de Doenças Metabólicas e do Departamento de Patologia da LKSOM; Kamel Khalili, Ph.D., Laura H. Carnell professora e presidente do Departamento de Neurociências, diretora do Centro de Neurovirologia e diretora do Centro Compreensivo de NeuroAIDS da LKSOM; e por Won-Bin Young, PhD conseguiu demonstrar pela primeira a demonstrar que a replicação do HIV-1 pode ser completamente suprimida e o vírus é eliminado de células infectadas em animais com uma poderosa tecnologia de edição de genes conhecida como CRISPR/ Cas9”, segundo informações do site da instituição, o link está disponível no final do artigo.
Em relação a um estudo anterior publicado em 2016, que fora base para o estudo atual, no qual eles usaram modelos transgênicos de ratos e camundongos com DNA de HIV-1 incorporados no genoma de todos os tecidos dos corpos dos animais, demonstrou-se que a sua estratégia poderia eliminar os fragmentos alvo do HIV-1 do genoma na maioria dos tecidos dos animais estudados. Para o novo estudo, Dr. Hu disse: "Nosso novo estudo é mais abrangente. Confirmamos os dados de nosso trabalho anterior e melhoramos a eficiência de nossa estratégia de edição de genes. Nós também mostramos que a estratégia é eficaz em dois modelos outros dois tipos de roedores, um representando infecção aguda em células de rato e o outro representando infecção crônica  ou latente em células humanas”
De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, no Brasil, o vírus hoje atinge no Brasil 634.051 casos confirmado, porém, mais de 260 mil brasileiros sabem ser portadores do HIV e não se tratam. A AIDS é transmitida pelo vírus HIV, ou Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH ou HIV, do inglês Human Immunodeficiency Virus) é um lentivirus ( vírus com longo período de incubação) que está na origem da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, uma condição clínica em seres humanos na qual a deterioração progressiva do sistema imune propicia o desenvolvimento de infeções oportunistas e cancros potencialmente mortais. A infeção com o VIH se origina na transferência de sanguesémen, lubrificação vaginal, fluido pré-ejaculatório ou leite materno. O HIV está presente nestes fluidos corporais, tanto na forma de partículas livres como em células imunitárias infectadas. As principais vias de transmissão são as relações sexuais desprotegidas, a partilha de seringas contaminadas, e a transmissão entre mãe e filho durante a gravidez ou amamentação. Em países desenvolvidos, a monitorização do sangue em transfusões praticamente eliminou o risco de transmissão por esta via. São conhecidos dois subtipos de HIV transmissores da AIDS, o HIV-1 e o HIV-2 , e eles possuem algumas diferenças na transmissão e manifestação clínica. Veja na figura abaixo. 








Saiba mais:

http://news.temple.edu/news/2016-03-21/temple-scientists-eliminate-hiv-1-genome-human-t-cells
https://www.nature.com/srep/
http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/2016/59291/boletim_2016_1_pdf_16375.pdf





Dr. Gilmar de Oliveira Barros Silva

quinta-feira, 4 de maio de 2017

USO DE BENGALAS

A   SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUADRIL(SBQ) fez uma campanha para falar da importância do uso de bengalas para conter a epidemia de fraturas em idosos, então eu, Dr.Robson Alves do Nascimento, Médico Ortopedista e Traumatologista, membro da SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA(SBOT), achei por bem divulgar essa campanha.
    A utilização de bengalas pelos idosos, que ainda é vista de forma preconceituosa, poderia evitar até 60% das quedas e fraturas de fragilidade em que, segundo os mais recentes dados do ministério da Saúde foi causa de 85.939 internações anuais, o que representa crescimento de 30% em cinco anos.
   A afirmação é de Carlos Cesar Vassalo, da SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUADRIL,  diretor de comunicações da SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA. Ele divulgou a campanha em dezenas de jornais, sites da internet e chegou ao Jornal Nacional, ao qual lembrou que só no Estado de São Paulo há 30 internações diárias de idosos devido a fraturas de quadril. “E não é só no Brasil que nos preocupamos com o que está ocorrendo”, diz ele, pois estudo da University College de Londres prevê aumento de seis vezes das fraturas de fragilidade na América Latina, em 20 anos.
   Para Itiro Suzuki, da equipe multidisciplinar de Ortopedia Geriátrica do IOT do HC/USP, dependendo da condição do idoso a bengala é um recurso importante. “O idoso perde massa muscular – sarcopenia – e tem afetado o equilíbrio e a coordenação motora”, diz ele, por isso a recomendação de exercícios físicos para prevenção da queda, é “primordial para fortalecer a musculatura”.
   Itiro lembra também que com a idade algumas pessoas tendem a andar um pouco curvadas e essa postura alterada modifica o centro da gravidade e a bengala ajuda a dar maior segurança na caminhada. Ele recorda também que na parte ambiental há muito a fazer pela prevenção e defender a chamada “casa segura” com pisos antiderrapantes, retirada de obstáculos, de tapetes e um ponto importante, a iluminação, principalmente no caminho entre o quarto e o banheiro, pois o idoso que se levanta à noite corre o risco de tropeçar, se não houver alguma iluminação no trajeto.
       No Japão, onde 22% da população já tem mais de 65                      anos, foi lançada recentemente a calça com airbag, semelhante à usada em provas de velocidade com motocicletas. O produto, que fez sucesso na “Milan Fashion Week”, apelidado de “ human airbag” foi apresentado pela primeira vez na “Home Care and Rehabilitation Exhibition Tokyo”, e os dois airbags que, inflados, são pouco maiores que bolas de futebol, pesam 1,1k, levam 0,1 segundo para se inflarem e protegem tanto o quadril, numa queda de costas, como a cabeça.
   Especificamente para proteger a cabeça, os geriatras brasileiros estão recomendando o uso de capacete de motocicleta dentro de casa, para idosos com históricos de quedas frequentes. Em Portugal, entretanto, o Consorcio Ageing@Coimbra, voltado para a valorização e bem estar do idoso aposta também no treinamento de Tai Chi, que ajuda o equilíbrio e reduz o risco de queda, sem descuidar do incentivo à bengala que, segundo o estudo da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra reduz de 20 a 25% o peso descarregado sobre os membros, durante a caminhada.
   “E a bengala é barata”, complementa Vassalo, custa de R$ 16,00 a R$ 40,00, e tem uma excelente relação custo-benefício, “levando-se em conta que dados estatísticos mostram que 30% dos idosos sofrem pelo menos uma queda por ano e em 5% dos casos acontece a fratura e o pior, o índice de complicações correlatas é alto e a mortalidade atinge até 20% em 12 meses nas fraturas do quadril”.
   Ainda segundo Vassalo, os EUA gastam 10 bilhões de dólares anuais apenas para tratamentos das fraturas de quadril e no Brasil a população idosa já corresponde a 14,3% da população. O IBGE informa que 23,5 milhões de brasileiros ultrapassaram os 60 anos, entrando na faixa etária onde a fratura é mais frequente e poderia ser evitada com o uso da bengala, se registrado problema de equilíbrio.

DR. ROBSON ALVES DO NASCIMENTO
MÉDICO ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA
CRM-CE 11.371
Contato: 
Clínica Dr. Gilmar Barros 
Rua José de Queiroz Pessoa - 2547 / Planalto Universitário - Quixadá - CE (88) 3412-2949 / 9.9746-5555