Postagens mais visitadas

quinta-feira, 11 de abril de 2019

O Uso de Ventosas e a Acupuntura

Ventosa-Terapia? 
Sim a Clínica Dr. Gilmar Barros dispõe deste método terapêutico, porém só utilizado por profissionais Acupunturistas. Por quê? 
Vejam bem: 
A Acupuntura é uma ciência terapêutica milenar que se baseia no entendimento do ser humano físico, espiritual e energético. O ser humano energético é composto de um emaranhado de pontos de energia que se organizam em meridianos ( Meridianos Principais e Curiosos ) que regulam as funções de órgãos e vísceras do corpo, e que quando em equilíbrio dão o status de boa saúde e bem estar físico, mental e energético. A ventosaterapia também surgiu a milhares de anos, utilizada principalmente na Coreia, mas sem um teoria específica. Anos mais tarde, uniu-se a Acupuntura. Para a Acupuntura o Sangue (Xue) é o suporte material da consciência, pois o Coração (Xin) encerra o pulso e o pulso é a moradia do Shen. O Shen em sentido amplo designa a manifestação exterior da vitalidade do corpo, em sentido estreito, representa a consciência que comanda o Coração, a atividade mental. Quando o Qi (energia) do Coração é abundante, o Sangue circula sem parar pode corresponder às necessidades do corpo, o pulso está tranquilo e firme, a tez do rosto rósea e brilhante, de onde a expressão: “o brilho do Coração está no rosto”; enquanto quando insuficiente, o pulso está vazio ou tênue é fraco e a tez branca e sem brilho. Quando há o desaparecimento súbito do sangue do coração como numa grande hemorragia a tez se torna branca (descorada), seca e baça. Na estagnação do sangue, a tez se torna azulada e purpúrea, o pulso está rugido, atado e periódico. Um aquecimento do sangue pode expressar-se com delírio e desmaio. O Baço-Pâncreas tem a função de dirigir o transporte/transformação do Qi dos Alimentos (Jin Qi) - faz subir o que é puro - nutrientes, e de conter conter o sangue nos vasos, ainda  é responsável pela forma do corpo ( p. ex: Magro ou Gordo). Em ação comum ao Estômago permite extrair a essência dos alimentos que distribuirá para ser a base material para o corpo, assim o Jing Qi do Baço é a fonte da produção e de transformação do Qi e do Sangue. Quando o Baço está em estado de vazio o Qi e o Sangue ficam fracos, a boca e os lábios estão secos, pálidos, nichos e amarelados, enquanto que, se este estiver normal os lábios estão avermelhados e úmidos. 
A Ventosaterapia é uma técnica já utilizada pelos povos antigos não sendo exclusiva da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) segundo registros históricos era praticada pelo menos 4.000 a.c no Egito, 400 a.c na Grécia por Hipócrates, Índios Americanos antes da colonização. 
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) 
A ventosa segundo a MTC tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue estagnado, escuro e sujo, nos músculos das costas ou das articulações é considerado pelas Medicinas Orientais como um dos elementos causadores de doenças. A ventosa é usada para o alívio de dores musculares, melhorar o sistema circulatório e até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada, lombalgias, dor abdominal, hipertensão arterial e muitas outras patologias. A Ventosa trata doenças do sangue como sua estagnação ou acúmulo de resíduos nutricionais, seja por acidez ou alcalinidade, por exemplo, pessoas com cansaço físico  ou esgotamento mental pode ter sua origem no sangue e o tratamento com Ventosas pode ajudar a mudar a qualidade do sangue. Porém a raiz do problemas para a MTC está no universo da ENERGIA, pois um Qi fraco ou insuficiente devido ao ataque no Baço-Pâncreas, no Invólucro do Coração ou no Coração pode alterar desde a produção de sangue, como o transporte deste e a manutenção nos vasos.  
Dentro desta concepção se submeter a Ventosaterapia com um Acupunturista traz mais Segurança e eficácia no tratamento, pois ao juntar os conhecimentos acima descritos e mais uma gama quase infinita de correlações, que somente o bom profissional pode dispor conseguimos realmente previnir doenças e restabelecer a saúde. 


Dr. Gilmar Barros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário