Postagens mais visitadas

terça-feira, 6 de junho de 2017

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA

A História da Acupuntura se confunde com a própria história da humanidade, a partir do momento em que o homem começa a perceber o universo e suas manifestações como as estações, os elementos da natureza e a sua própria existência. Para Ary Telles Cordeiro, autor do livro "Acupuntura: elementos básicos", essa história depende ainda do historiador, pois se este aceita uma civilização anterior a atual - Atlândida" e que a ciência que nos chegou são ainda apenas fragmentos de uma ciência ainda mais profunda e superior. Se o historiador excluir esse ponto no tempo, acredita-se que 4000 anos a trás os chineses da proto-história possuíam conhecimento avançado sobre as forças do universo e das energias humanas maior do que as civilizações que os sucederam até a atualidade.
A Acupuntura é a parte, elemento e complemento da Filosofia Taoísta que impulsionou a sociedade chinesa desde os tempos de Fo-Hi e Confúcio. As tradições e éticas taoistas variam de acordo com a escola, porém, no geral, enfatizam a serenidade, a não ação (wu-wei), o vazio, a moderação dos desejos, a simplicidade, a espontaneidade, a contemplação da natureza e os Três Tesouros: compaixão, moderação e humildade. Deste nascera o Sistema de Cuidado do Ser Humano, pois a Acupuntura para os Taoistas não é e nem deve ser uma "medicina" ou como alguns titulam "medicina tradicional chineza", pois se assim o fosse a Acupuntura seria apenas um instrumento de curar doenças, e isso ela não é. A Acupuntura é essência da contemplação do homem e suas relações com as forças e os elementos do universo, é transcendental e quântica, é energia que pulsa em busca da harmonia. 
O mais antigo cânone existente de Medicina Tradicional Chinesa, é composto por duas partes: Su Wen (Questões Simples) e Ling Shu (Pivô Espiritual). Cada parte contém 81 capítulos. A data exacta em que o texto original foi escrito não se sabe ao certo, mas pensa-se que Huang Di Nei Jing foi compilado no período entre as dinastias Reino dos Combatentes (475 a.C. - 221 a.C.) e Han (206 a.C. - 220 d.C.) ou possivelmente, à volta do séc. I a.C.

A obra, tal como a conhecemos, chegou até aos nossos dias tendo sido transcrita por Wang Bing durante a dinastia Tang (em 762 d.C.). É impossível saber que modificações foram introduzidas por Wang Bing no texto original, mas é certo que a secção sobre os Cinco Movimentos e as Seis Energias (qi)foi adicionada nesta época. 

reúne um conjunto de teorias e experiências (ensaios clínicos) de acupuntura de diferentes escolas de pensamento, onde se podem encontrar os seguintes aspectos:


1. Teoricamente, o Su Wen discute os princípios do Yin/Yang, cultivação da vida em diferentes estações do ano e a fisiologia e patologia dos diferentes órgãos e meridianos; o Ling Shu relaciona-se com temas sobre acupunctura e moxabustão. Raramente se mencionam tratamentos específicos à base de medicamentos; discute-se sobretudo acerca de órgãos, alimentação e compatibilidade entre medicamente baseada na teoria do Wu Xing (Cinco Elementos);

2. A maioria dos temas são abordados sob a forma de diálogo entre Huang Di(um grande e legendário rei na China antiga) e seus ministros Qi BoLei GongBo Gao. As perguntas e respostas reflectem as diferentes ideias em medicina. Estas ideias baseiam-se na teoria Wu Xing (Cinco Elementos) diferenciando cinco categorias - Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água - e na teoria Yin/Yang diferenciando seis grupos (níveis energéticos) - Tai Yang, Shao Yang, Yang Ming, Tai Yin, Shao Yin e Jue Yin;

3. Geralmente, o Ling Shu é tida como a parte mais fácil de entender e parece ter sido compilada depois do Su Wen. Mas no Su Wen encontram-se referências ao Ling Shu. Isto revela que as duas partes se influenciaram mutuamente. As teorias contidas no Su Wen e Ling Shu foram sendo fortemente influenciadas pelo desenvolvimento da Medicina Tradicional Chinesa, ao longo de diferentes dinastias.

Dada essa explicação filosófica, o que é a Acupuntura e quem pode praticá-la? A Acupuntura é a ciência do Universo que entende a Energia Vital (Qi) que fui do Universo e no próprio ser humano através de meridianos no corpo os quais recebem e emitem energia numa interação constante no ciclo da vida, essa energia não se dissipa, ela faz parte e todo com os elementos do Universo. Porém para muitos é entendida como parte das práticas de saúde do povo chinês e por isso dita Medicina Tradicional Chinesa, o que nós já discorremos anteriormente concordar, mesmo que esta tenha implicações satisfatórias na saúde dos indivíduos é muito mais que esse pequeno entendimento. Mas que pode praticar? Todos aqueles que façam um Curso de Formação em Acupuntura em Escola reconhecida pelo país onde for ministrada e que siga as recomendações da Sociedade Internacional de Acupuntura, apenas dois países, Bélgica e Arábia Saudita reservam isso a prática médica dado a forte influência corporativista desta profissão nestes países.
No Brasil a Acupuntura é trazida com a imigração Japonesa e Chinesa no início da imigração, só passou a ser prática clínica terapêutica a partir de 1950 quando o  Fisioterapeuta Acupunturista Prof. Frederick Spaeth iniciou no Rio de Janeiro e São Paulo a formação e qualificação de acupunturistas, e por isto é considerado o Pai da Acupuntura Brasileira, e sob sua inspiração foi fundada em 1958 a associação Brasileira de Acupuntura (ABA) maior entidade representativa da Acupuntura nas Américas. Assim, a ABA é a maior e melhor Escola de Acupuntura do Brasil, formando anualmente centenas de acupunturistas em Acupuntura Tradicional Chinesa, porque segue os ensinamentos da Acupuntura de antes da Revolução Nacionalista que derrubou a dinastia Manchu em 1911. Nesse sentido, o Acupunturista Tradicional formado pela ABA valoriza o diagnóstico do corpo energético através do conhecimento apurado das técnicas de pulsação energética dos meridianos, da cor da pele e dos órgãos, entre outros, por isso é dito que não é um simples aplicador de agulhas. 
Por fim, gostaríamos de reforçar a Acupuntura como a ciência energética da vida e do universo, que equilibra, reorganiza e trata o corpo energético com implicações positivas sobre a dor e sobre uma infinidade de doenças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário