A caminhada é uma das atividades físicas mais baratas faz bem a saúde muita gente já sabia, mas que podia prevenir o câncer de mama e intestino foi uma boa surpresa. De acordo dados recentes do The World Cancer Research Fund (WCRF), cerca de 10 mil casos de câncer de mama e intestino poderão ser prevenidos a cada ano no Reino Unido se as pessoas fizerem mais caminhadas rápidas. Qualquer atividade física moderada que acelere o coração e faça você respirar mais profundamente pode trazer os mesmos benefícios à saúde.
Os dados sugerem que 45 minutos ao dia de exercícios moderados podem prevenir cerca de 5.500 casos de câncer de mama, e que 30 minutos de atividades moderadas, pelo menos 5 dias na semana, podem evitar 4.600 casos de câncer de intestino ao ano.
A equipe do WRCF reforçou que o mais importante é o tempo total de atividade. Você não precisa exercitar-se direto durante 45 minutos ao dia para alcançar estes benefícios. Caminhadas curtas que acelerem o coração também são benéficas.
A coordenadora, Dra. Rachel Thompson, disse que com pequenas mudanças na rotina diária é possível alcançar ganhos reais para a saúde. De acordo com o estudo, ainda que as atividades físicas não sejam realizadas diariamente, elas trazem melhorias.
Outros benefícios da prática regular de atividade física como a redução do colesterol ruim (LDL e VLDL) causadores da arteriosclerose (enrijecimento das artérias) e ateriosclerose (deposição de placas de gordura nas artérias – os ateromas) caudadores do AVC, controle da pressão arterial, controle do diabetes, prevenção e tratamento da obesidade, prevenção de artroses e outras doenças osteomusculares.
Mas fica um alerta começar uma prática de atividade física necessita uma avaliação de saúde com um fisioterapeuta ou médico. Se você possui algum doença cardiovascular, metabólica ou problemas como escolioses e artroses a sua atividade física deve ser supervisionada por um fisioterapeuta, que é o profissional que estuda o movimento humano e suas alterações em órgãos e sistemas.
Depois disso veja os 7 passos para uma caminhada saudável:
1. Alimente-se bem. Você previne quedas bruscas na glicemia, o que pode levar a desmaios súbitos.
2. Beba líquidos antes e durante o exercício. A água protege as articulações e mantém a pressão arterial.
3. Use roupas leves, nada de sacos plásticos para desidratar o corpo.
4. Use um tênis confortável preferencialmente com amortecedores para evitar traumas nos pés, tornozelos, joelhos e quadril.
5. Mantenha durante o exercício sua freqüência cardíaca em torno de 80% da freqüência cardíaca máxima. Um método simples de calcular é subtrair sua idade de 220. Se você tem 20 anos sua freqüência cardíaca máxima será 200.
6. Não converse durante as caminhadas. Você pode forçar demasiadamente o sistema cardiovascular.
7. Para relaxar e aproveitar o máximo sua caminhada, leve consigo um radinho de bolso ou um mp3 (ipod).
Dr. Gilmar de Oliveira Barros Silva
Fisioterapeuta
Especialista em Fisiologia Humana e Biomecânica
Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços
Mestre em Saúde Coletiva
Contatos: (88)3412-2949 / (88)3414-4123
Fonte: Artigo modificado do The World Cancer Research Found e http://www.news.med.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário