Postagens mais visitadas

sábado, 19 de fevereiro de 2011

UFC pelo Hospital Regional do Sertão

UFC é uma das franquias mais conceituadas de luta livre e combate do mundo, atualmente levanta bilhões de dólares em marketing e em lutas ditas do século, com embates fenomenais que levam milhares de pessoas aos Estados Unidos todo ano só para assistirem essas lutas geralmente ocorridas no Estado da Califórnia. Só que promover um campeonato de UFC em pleno Sertão Central do Ceará ninguém nunca imaginou, que seria uma decisão pelo menos excêntrica de nosso Governador Cid Gomes. Pois bem, é justamente o que vem acontecendo. tudo ia bem no Reino do Estado das Maravilhas, até "Alice" tentar mudar a estrada dos tijolos amarelos. Depois de implantar dois Hospitais Regionais, um no Cariri e outro na Região Norte observando questões técnicas de saúde, o excelentíssimo Sr. Governador, resolveu erigir uma corrida ao ouro como no velho Oeste Americano, quem chegar primeiro pega o "trem", ou seja o Hospital.
E assim é com tamanha tristeza que como militante, trabalhador e técnico especialista do Sistema Único de Sáude (SUS) vejo mais uma vez com tristeza a "politização" inescrupulosa e irresponsável do SUS, através briga de "galos" e "galinhas" para implantação do Hospital Regional do Sertão, que dantes deveria dár-se observando unicamente as condições técnicas e não jogatinas políticas que estão transformando o sertão central cearense em um " ringue politiqueiro". Ora meus amigo sem barrimos ou predileções por nossa cidade, esta é a única que abriga as condições ideias, sejam elas geográficas ou de apoio como a Clínca de Hemodiálise e o Hemocentro, além de uma estrutura universitária que por si só facilitaria em muito a fixação de profissionais especialistas necessários ao funcionamento. Quando da participação ativa como Delegado da X Plenária Nacional de Conselhos Municipais de Saúde em 2001,e em 2003 como um dos co-responsáveis pelo processo de Regionalização e Descentralização do SUS à nivel nacional e mais especificamente, junto ao Estado do Pará, e mais recentemente no IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva ocorrido em Recife no ano de 2009, que conjuntamente ratificam junto ao Ministério Público Federal e as instâncias governamentais que os ditos processos iniciados àquela época deveriam respeitar exclusivamente as normas técnicas e ao plano diretor e de investimento de cada Estado, respeitando suas particularidades regionais geográficas e estruturais técnicas para implantação de instrumentos e unidades de saúde estruturantes e fortalecedoras do SUS, que possibilitassem o desenvolvimento da política de promoção da saúde nas comunidades e as ações de prevenção nos diversos níveis do sistema. Por ora, nunca imaginei uma situação deveras parecida como a que hoje vivemos no Ceará, sujeitar a implantação de um hospital a um leilão irresponsável dos políticos de diversos municípios, abandonando toda e qualquer lógica do sistema. Até porque estranhamente essa situação não se repetiu na instalação de outras unidades como a do Cariri e da Região norte do Ceará. 
No entanto, apesar das Egrégias Casas Legislativas serem representação legítima do povo, em nossa região mais expressivamente, são estas desprovidas de conhecimento técnico satisfatório para tamanha questão, haja vista que no Nordeste o nível educacional daqueles que ocupam as cadeiras legislativas ainda é reflexo dos baixos investimentos em educação que historicamente o Brasil tem e teve destinado aos seus cidadãos.
Assim, cabe ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado Cid Gomes avalie de forma coerente junto a sua equipe técnica, considerando portanto a real necessidade de implantação e a que se destina tal unidade de saúde, e tome a decisão mais acertada, ou seja, utilizar unicamente razões técnicas, e portanto garantir implantação desta no Município de Quixadá, que é o unico que abriga todas as condições necessárias. Dado que o SUS é um bem material do povo brasileiro operacionalizado através de uma política de saúde cidadã e não um amparo politiqueiro de favorecimento ilícito daqueles que passam, os políticos.

Dr. Gilmar de Oliveira Barros Silva
Fisioterapeuta
Especialista em Fisiologia Humana e Biomecânica
Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde 
Mestre em Saúde Coletiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário