Postagens mais visitadas

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Dor nos rins ou ciática?

Hoje consultando um paciente domiciliar me deparei com a seguinte questão, diante de um exame de ultrassom que apresentava provável litíase renal (cálculos), doutor minha dor é dor nos rins porque pela madrugada ela piorou bastante? 

A dor derivada de cálculos renais é uma dor localizada, unilateral, que irradia pelos flancos (região pouco acima do quadril e abaixo das costelas lateral e anteriormente) podendo chegar até os genitais a medida que o cálculo progride pelo trato urinário. É denominada DOR INESQUECÍVEL, ou seja, ela não sede ou melhora no decorrer do tempo nem por minutos ou horas, e não se altera com a troca de posições, como ficar de pé, sentar ou andar. Assim, dores que evoluem unilateralmente, irradiam para o membro inferior, cedem por períodos de tempo, se alteram com a troca de posição, geralmente são consideradas SÍNDROMES FACETÁRIAS OU CIÁTICAS, quando existe comprometimento - compressão de raiz nervosa.

O tratamento das duas segue vertentes diferentes. No caso das dores por litíase, repouso, beber muito líquido na espera de expelir a pedra, quando pequenina, tomar analgésicos como BUSCOPAM (Bultibrometo Escopolamina) e bloqueadores centrais da dor, até procedimentos cirúrgico na ocorrência de pedras maiores. Nestes casos, sempre é bom e necessário o acompanhamento de um UROLOGISTA. No caso das ciáticas, também urge o repouso, manter-se hidratado, a utilização de antiinflamatórios esteroidais (corticosteróides) e não-esteroidais, analgésicos e FISIOTERAPIA por neuromoduladores da dor, tais com, TENS,  Correntes Interferenciais, Terapia de Contraste ou Crioterapia, Laserterapia, Terapia Neural etc. A dor ciática desenvolve-se no percurso de tempo, podendo mesmo após a administração do tratamento inicial ocorrer um pico de dor, isso não quer dizer que o tratamento esteja errado, mas é um curso natural da doença. as terapias administradas devem ser mantidas e sabe-se ainda, que o tratamento reduziu o pico de dor, ou seja, sem o tratamento a dor e a incapacidade do paciente seriam bem maiores.

Procure sempre um Fisioterapeuta e realize sua consulta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário